Projectos de Arquitectura e Engenharia

Cada projecto, é por si só único. 

Com os nossos clientes, a PERITA cria o conceito e trata de desenvolve-lo, até que se torne uma realidade. São aferidas as necessidades, maximizando a rentabilidade do investimento.A importância dos projectos na execução de obras, tem vindo a ser reconhecida como um meio de garantir a qualidade, a prevenção de anomalias e o controlo do custo final da obra. 
Um projecto é constituído por diferentes fases, em que cada uma detém uma importância específica, para que a obra final seja bem produzida do ponto de vista técnico e corresponda às expectativas do dono de obra em termos estéticos, funcionais e económicos.As fases de um projecto são: programa, estudo prévio, licenciamento e projecto de execução.

PROGRAMA

Numa primeira abordagem, é definido com o cliente, a orientação do projecto, tal como localização, tipo de construção, tipologia e metas orçamentais.Sustentada nesta informação, é elaborada uma análise generalizada que servirá de base para uma proposta de honorários.
ESTUDO PRÉVIOPelos técnicos, é desenvolvido nesta fase a ideia, para que em reunião com o cliente se possa apresentar os primeiros esboços, maquetes ou mesmo em 3D, com o objectivo de se poder avançar com o desenvolvimento, após aprovação do cliente.Paralelamente, poderá ser solicitada à respectiva Câmara Municipal, uma informação prévia, que tendo parecer positivo, proporciona vinculação para o restante processo.

PROJECTO BASE

É a fase que se prepara o licenciamento, com a elaboração de peças desenhadas e escritas, para apresentação em Câmara Municipal, com o fim de obter a aprovação do projecto.Com a aprovação da Arquitectura, inicia-se a intervenção da Engenharia, com a elaboração de peças desenhadas e escritas, de todos os projectos de especialidades, sendo que aqui a apresentação é em Câmara Municipal e algumas entidades externas.

PROJECTO DE EXECUÇÃO

Após aprovação do licenciamento, são desenhadas e aperfeiçoadas as peças de execução, que se destinam á preparação e produção de obra – servirá de base para a elaboração do caderno de encargos e mapa de medições.Não sendo vinculativa a execução desta fase de pormenorização, considera-se indispensável á boa execução de produção de obra, pois servirá sempre de peça vinculativa e esclarecedora quer para a orçamentação, quer para a produção.